“A felicidade última do homem está na contemplação da Verdade.”
Santo Tomás de Aquino
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C. N.
Já são muitos os que seguiram ou seguem nosso curso on-line “Por uma Filosofia Tomista”, efetiva introdução à filosofia aristotélico-tomista, ou melhor, à filosofia aristotélica enquanto levada a seus últimos termos ou consequências pelo Teólogo. Uma coisa, todavia, não se pôde fazer nesse curso senão em linhas gerais, a qual, portanto, necessita de expansão e de acabamento: uma precisa, ordenada e detalhada orientação dos estudos conducentes à Sabedoria, incluindo uma bibliografia comentada.
Por isso mesmo é que ministraremos um novo curso on-line, “A Ordem das Disciplinas – segundo Santo Tomás de Aquino”, este de acesso livre, ou seja, gratuito, e cujas aulas, ademais, poderão baixar-se, compartilhar-se e publicar-se francamente. Suas aulas serão mais breves que as de “Por uma Filosofia Tomista”: enquanto estas tinham cerca de duas horas cada uma, as do novo curso terão cerca de quarenta minutos cada uma. A cada semana, em princípio, e a partir de 1º de novembro de 2015, estará em nosso canal do Youtube uma nova aula, o que porém poderá deixar de suceder por qualquer circunstância relativa ao professor. Ademais, quando necessário, as aulas acompanhar-se-ão de algum texto disponível em Estudos Tomistas. Por fim, como resulta do dito mais acima, o curso não terá duração prefixada, e estender-se-á por quantas aulas forem necessárias para cumprir a ementa; mas todas as aulas ficarão indefinidamente em nosso canal, e a data a partir da qual cada aula estará no ar anunciar-se-á com alguns dias de antecedência na página Estudos Tomistas (http://www.estudostomistas.com.br/), por sua newsletter e em nossa página institucional do Facebook.
Eis a ementa do curso, suposta sempre a presença de bibliografia comentada:
1. O ordo disciplinae das artes e das ciências.
Observação 1. Mostrar-se-á, ademais, o que são estas e aquelas, e de que modo as artes podem dizer-se ciências, e as ciências artes (especialmente liberais).
Observação 2. Mostrar-se-á, ainda, a distinção entre arte e experiência.
Observação 1. Tratar-se-á, também, a arte da tradução.
Observação 2. Tratar-se-á, ademais, criticamente, a Linguística.
3. A Lógica ou ciência-arte propedêutica a todas as demais ciências e a todas as demais artes.
a) O tratado dos universais:
• os unívocos;
• os análogos;
• os transcendentais;
• as categorias;
• etc.
Observação. As categorias voltarão a tratar-se no âmbito da Metafísica, enquanto os unívocos voltarão a considerar-se especialmente no âmbito da Tópica. E é justo para tratar estes temas que se publicarão em 2016 dois outros livros nossos: Comentário às Categorias de Aristóteles e Comentário à Isagoge de Porfírio.
b) O tratado da interpretação ou da enunciação.
c) O tratado do raciocínio.
d) O tratado do método científico.
3.1. A Dialética (ou Tópica) ou disciplina da investigação do provável.
3.2. A Retórica ou arte de fazer tender ao verossímil mediante o bem e o justo.
3.3. A Poética ou arte de fazer tender ao bem e à verdade mediante o belo.
§ O tratado das falácias ou sofismas.
Observação 1. Têm o mesmo fim que a Poética as demais artes do belo:
§ O tratado das falácias ou sofismas.
Observação 1. Têm o mesmo fim que a Poética as demais artes do belo:
• A Música;
• A Pintura;
• A Escultura;
• O Cinema;
• etc.
Observação 2. A razão de parte potencial da Lógica que deve dar-se à Poética (assim como à Retórica) é mais frágil que a que deve dar-se à Dialética, mas ainda é própria. Resta ver se se pode dar a mesma razão às demais artes do belo.
Observação 2. A Arquitetura não é pura arte do belo.
Observação 3. A Estética parece ser a ciência (prática) do facere das artes do belo: estará para estas, por um lado, assim como a Física geral está para as demais ciências físicas e, por outro lado, assim como as ciências práticas do agere estão para a Prudência.
Observação 4. O dito nestas três observações constitui justo o tema de nosso livro Das Artes do Belo: Imitação e Fim, por lançar-se também em 2016.
4. As ciências práticas do agere.
a) A Ética ou ciência do autogoverno.
b) A Econômica ou ciência do governo doméstico e de seu desdobramento na pólis.
c) A Política ou ciência do governo da pólis.
Observação 1. A Prudência docens ou Ética é verdadeira ciência (prática), mas não é arte de modo algum, enquanto a Prudência utens ou Prudência propriamente dita não é ciência de modo algum, mas se diz arte em sentido amplo.
Observação 2. Tratar-se-á, também, o Direito.
Observação 3. Tratar-se-á, ainda, a História, disciplina subalternada e ordenada à Política e a outras ciências.
5. A Física geral ou ciência genérica do ente móvel.
a) A Cosmologia ou ciência física do ente segundo o lugar.
b) A Química ou ciência física do ente segundo a geração e a corrupção.
c) A Biologia ou ciência física do ente segundo o aumento e a diminuição.
d) A Psicologia ou ciência física do ente segundo alteração.
Observação 1. A alteração é a espécie de movimento relativa às qualidades, e as qualidades por antonomásia são as virtudes intelectuais e morais do homem. Mas a Psicologia ou Antropologia, enquanto trata precisamente a parte intelectivo-volitiva da alma humana, obviamente não é ciência física. Logo, a Psicologia é uma como ciência média entre a Física e a Metafísica, o que decorre da natureza mesma da alma humana.
Observação 2. Tratar-se-ão, criticamente, as chamadas “ciências modernas”.
6. A Matemática ou ciência do ens quantum.
a) A Aritmética ou ciência matemática das quantidades discretas.
b) A Geometria ou ciência matemática das quantidades contínuas.
c) Etc.
7. A Metafísica (ou Filosofia primeira, ou Teologia filosófica) ou ciência do ente enquanto ente.
8. A Teologia sagrada ou ciência de Deus enquanto Deus (ou sob a razão de deidade) – a única das ciências que é simultaneamente especulativa e prática e cujos princípios não se alcançam pelas luzes da razão.