O livro Estudos Tomistas – Opúsculos é uma reunião justamente de opúsculos de Carlos Nougué, tomista cuja obra se diversifica em diversos âmbitos: a Gramática, a Lógica, a Física, a Metafísica, a Teologia Sagrada.
E, de fato, o primeiro destes opúsculos é A Gramática, Arte Subalternada à Lógica. O segundo, As Duas Primeiras Operações do Intelecto: Uma Crítica a Maritain e a Outros Tomistas. O terceiro, uma Tradução Comentada do Artigo da Suma Teológica Se em Deus São o Mesmo a Essência e o Ser – em torno da questão ser versus existência”. O quarto, estritamente teológico, é Se Se Deve Rezar pela Salvação do Mundo. E o quinto, por fim, O Que É a Ideologia.
São todos textos fundados no aristotelismo-tomismo ou no tomismo puro e simples, mas constituem aplicações originais a campos ou não tratados diretamente por Aristóteles e por Santo Tomás, ou polêmicos entre os próprios tomistas.
Carlos Nougué é autor ainda da Suma Gramatical da Língua Portuguesa – Gramática Geral e Avançada (Editora É Realizações) e de outras seis obras que estão no prelo, cinco das quais já anunciadas na orelha destes Estudos Tomistas.
Para adquirir seu exemplar com frete grátis por tempo limitado:

Deixe uma resposta