fbpx

Santo Tomás de Aquino é único. Cinzelado por Deus mesmo para atingir o cume do intelecto humano, foi teólogo que usou de modo maximamente perfeito o filosófico como servo da ciência sagrada. E sua doutrina foi afirmada pelo magistério da Igreja como a comum desta.

Com respeito à doutrina de Santo Tomás, portanto, quem se queira de fato tomista não pode senão segui-la em espírito e em letra. Com efeito, porque o alcance intelectual de todos nós é sempre inferior ao do Doutor Comum da Igreja, não é possível segui-lo em espírito se nos afastamos dele na letra. Fazê-lo é uma temeridade cujo final não pode nunca ser feliz, como o demonstra fartamente a própria história do tomismo.

Cursos On-line

O tomismo é o ápice do intelecto humano: como já se disse, é a paz na clara verdade, o repouso possível do intelecto nesta vida. Mas, para penetrá-lo, é preciso guiamento. Os cursos de Carlos Nougué visam justamente a dar esse guiamento.

Responsio Thomistica

Um tomista deve aprender de Tomás de Aquino que nenhuma pergunta ou dúvida séria deve ficar sem resposta. Nesta seção, mediante vídeos breves e na medida do possível, Carlos Nougué procurará responder às que lhe forem endereçadas.

Livros

Dar continuidade ao tomismo, sistematizando-o filosoficamente ou aplicando-o a campos inexplorados por S. Tomás, deve ser o fim principal de um tomista. É o que busca fazer Carlos Nougué em seus livros de Gramática, de Lógica, de Física, de Teologia.

POR UMA CULTURA CRISTÃ

Conheça os cursos disponíveis em nosa plataforma Estudos Tomistas