Sobre Nós


Três coisas são necessárias à salvação do homem, a saber: a ciência do que se há de crer; a ciência do que se há de querer; e a ciência do que se há de obrar.

— Santo Tomás de Aquino




Professor. Carlos Nougue

Sobre Estudos Tomistas

I) Santo Tomás de Aquino é Único. Cinzelado por Deus mesmo para atingir o cume do intelecto humano, foi Teólogo que usou de modo maximamente perfeito o filosófico como servo da ciência sagrada. E sua doutrina foi afirmada pelo magistério da Igreja como a comum desta. Com respeito à doutrina de Santo Tomás, portanto, quem se queira de fato tomista não pode senão Segui-la em espírito e em letra.

II) Mas o mundo, em sua iniquidade, esqueceu o tomismo, donde a urgente necessidade de que voltemos a ensiná-lo. Eis a razão dos cursos online que ministro e que se anunciam nesta página.

III) Nada disso, porém, implica que não devamos, por um lado, aplicar a doutrina do Mestre a campos inexplorados por ele nem, por outro, que não devamos superar o pouco que dessa doutrina caducou, como sua cosmologia. E essa é a dupla razão de meus livros, também anunciados nesta página.

NOTÍCIAS RECENTES

CONTATO

Website: http://estudostomistas.org
Email: [email protected]